Como evitar animais no telhado?

Blog



Animais no telhado são um dos problemas mais frequentes e sérios das coberturas. Entenda a situação e confira soluções para evitar esses visitantes.

Você está pensando em construir ou reformar o telhado, e já teve (ou conhece quem teve) problemas com animais indesejados na cobertura, então essa matéria é para você. Veja aqui quais são as melhores soluções para evitar animais no telhado!

Por que aparecem animais no telhado?

Um telhado confortável e aconchegante chama a sua atenção? Pois bem, ele também é muito atraente para aves, morcegos, ratos e insetos. Os vãos das telhas são protegidos, escuros e aquecidos – ou seja, o ambiente ideal para construir um ninho ou fugir de predadores. Por isso, caso não sejam devidamente protegidos, são a casa dos sonhos de diversos animais.

Mas aí você pode pensar “bem, então é só vedar o telhado e problema resolvido, certo?”. Errado! É importantíssimo que o telhado seja um ambiente ventilado para evitar danos ainda maiores à estrutura.

Qual o problema dos animais no telhado?

Você talvez esteja se questionando se, realmente, existe algum problema em deixar que os animais vivam no telhado, no canto deles. Infelizmente, existe.

1. Sujeira e barulho

Folhas, galhos, terra, penas, pelos e até dejetos. A presença dos animais no telhado sempre vem acompanhada de uma bela sujeira, além, é claro, dos barulhos que eles fazem, seja no acasalamento ou até na movimentação.

2. Danos à estrutura

Ainda que você não se incomode com a sujeira e o barulho, animais no telhado podem causar diversos danos à estrutura, o que pode comprometer a durabilidade da cobertura e a segurança dos moradores.

3. Doenças

Se, ainda assim, você não se convenceu que isso é um problema, é hora de saber qual o principal motivo: esses animais são transmissores de várias doenças perigosas. Raiva, histoplasmose, toxoplasmose e por aí vai.

Tenho animais no telhado! E agora?

Se os bichos apareceram, fique calmo! Isso não significa que você deve atacá-los, afinal eles não têm culpa – e mais: matá-los é crime. Caso você tenha problemas com a presença de animais no telhado, entre em contato com uma empresa especializada, que os removerá com segurança. Mas, antes que isso aconteça, que tal tomar algumas medidas para se prevenir?

Como evitar animais no telhado?

Para evitar que esses problemas aconteçam, na hora de construir ou reformar você deve contar com algumas soluções simples e muito eficazes.

Telhas translúcidas

Essa é uma solução bastante útil porque, além de espantar os animais, a iluminação natural pode te ajudar a economizar na energia elétrica – pelo menos durante o dia. Isso não significa, também, que você precisa fazer todo o telhado nesse modelo. Algumas Telhas Cristal são o suficiente para conseguir o objetivo desejado.

Passarinheira

Você sabia que existe um produto desenvolvido especialmente para isso? Além de ser pensado especialmente para resolver esse problema, ele é indicado pela Defesa Civil: a chamada Passarinheira. Esse acessório evita a passagem de animais pelo beiral e garante maior proteção e tranquilidade ao morador. E tem mais: esse produto Tégula é indicado para todos os perfis de telhas, inclusive para as cerâmicas e onduladas de fibrocimento (exceto a telha plana e perfis de telhas que as ondulações excedam 6,5cm), possui fácil instalação, além de permitir a ventilação sob a cobertura.

Manutenção

A manutenção já faz parte da rotina de cuidados do telhado, independentemente do modelo. Então, quando a hora chegar, aproveite e verifique se a proteção dos beirais está correta e se não existem moradores indesejados por ali.

A alternativa aos animais é o cuidado

A única alternativa possível para evitar a presença de animais no telhado é o cuidado e a proteção. Por isso, não se esqueça desse aspecto para garantir que seu telhado ofereça sempre a proteção necessária a você e sua família. Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco! Até a próxima.





Seja Tettoprime