Entenda a influência das cores no cérebro e na decoração da sua casa

Decoração



Já parou para pensar na infinidade de cores que existem no mundo? Melhor: já questionou o uso delas ao chegar em um ambiente e a maneira como aquilo pode estar influenciando o seu cérebro?

O que muitas pessoas não sabem é que, se quase nada nessa vida é por acaso, a escolha dos tons em determinados ambientes é menos ainda. Um exemplo disso são os restaurantes, principalmente do tipo fast-food, onde é comum encontrarmos a predominância do vermelho, que, por ser vibrante, estimula a fome. Já em escritórios, o mais habitual é encontrar o uso do cinza, capaz de tranquilizar e aumentar a eficiência dos funcionários.

Por isso, pensando em te ajudar a decorar a sua casa de acordo com seus gostos e objetivos pessoais, a Tégula preparou uma matéria especial sobre o assunto. Afinal, as cores das paredes, por exemplo, são fatores determinantes para a decoração, além de nortearem as sensações que o seu lar vai passar, tanto para você – todos os dias -, quanto para as visitas.

O que a cor faz no cérebro?
As cores estimulam tanto a atividade cerebral que, nos Estados Unidos, tem sido comum designers trabalharem em projetos lado a lado com psicólogos para entender como as pessoas podem responder às diferentes tonalidades. Elas são capazes de ativar partes do nosso organismo, transmitindo-nos determinadas sensações. É importante destacar que a personalidade de cada um também vai interferir diretamente nesse efeito.

O laranja, por exemplo, passa a sensação de energia. Já o azul, tranquilidade e serenidade. O roxo é responsável por aguçar a intuição e a espiritualidade. O preto, por sua vez, representa a ausência de cor e transmite a sensação de agressividade; por conta disso, é recomendado usá-lo apenas em objetos de decoração, ou, caso escolhido para uma parede, a dica é abusar dos objetos coloridos para gerar contraste. Em contrapartida, está o branco, que representa paz e purificação.

A cor de 2019
O Ano Novo está se aproximando e nada melhor que já começá-lo com o pé direito, ou seja, por dentro das tendências de decoração, não é mesmo? Segundo a empresa especializada em tintas PPG Paints, o tom que vai dominar os ambientes no próximo ano será a Night Watch, um verde escuro que representa, sobretudo, a floresta.

Inspirado na natureza, a cor levará os poderes da fauna e flora para dentro das casas, criando uma atmosfera de tranquilidade, misticismo e paz. Nossa dica para criar um ambiente harmonioso é combiná-la com itens de decoração dourados, além de plantas ornamentais.

Dica de ouro: na hora de comprar a tinta, lembre-se de escolher um tom abaixo do desejado, já que, ao aplicada na parede, o produto tende a escurecer.

Curtiu? Então, não perca nossas novidades por aqui!

Fonte: Casa.com.br, Viva Decora





Seja Tettoprime