Dicas para manutenção nas telhas de concreto

Arquitetura



Para garantir a excelência das telhas de concreto, é indispensável um cuidado periódico. Saiba o que é necessário e quando realizar a manutenção do telhado.

Engana-se quem acredita que, depois de instalado, não será mais necessário fazer nada em relação ao telhado. Seja qual for o material escolhido para a cobertura, uma coisa não muda: a necessidade da manutenção periódica. Por isso, na matéria de hoje você vai entender qual a importância e o que é necessário para manter seu telhado como se fosse novo.

Quando é hora de fazer a manutenção do telhado?

Embora o telhado com telhas Tégula seja mais resistente e durável, isso não significa que não será necessário realizar manutenção. Não espere eventuais problemas acontecerem para tomar uma atitude. Para evitar que eles aconteçam, nós recomendamos:

  • Uma inspeção simples anual
  • Uma manutenção mais extensa a cada 5 anos

Importante: seja a inspeção anual ou a manutenção completa, conte sempre com um profissional especializado para cuidar do seu telhado. Além de evitar acidentes, você garante que o trabalho seja feito com cuidado e não cause problemas desnecessários.

O que fazer na inspeção anual?

Essa é a chamada manutenção preventiva, e é essencial para que seu telhado se mantenha perfeito por muito mais tempo. Nesse momento, o telhadista ou calheiro deve verificar a existência de:

  • Trincas
  • Rachaduras
  • Telhas faltantes
  • Telhas quebradas
  • Telhas mal posicionadas

Além disso, recomendamos que seja feito:

  • Limpeza das calhas
  • Avaliação da integridade de acessórios e complementos
  • Lavagem com água pressurizada (cuidado com o excesso de pressão para não danificar as telhas)

O que fazer na manutenção completa?

Essa manutenção mais extensa é direcionada a uma avaliação completa da estrutura do telhado, envolvendo não apenas as telhas. Assim, recomendamos uma análise de:

Nesse momento, deve ser verificada a condição da estrutura localizada sob a telha, para que problemas como pequenas infiltrações e vazamentos não se tornem uma situação crítica.

Caso seja necessário, substitua telhas danificadas para que o problema não comprometa o restante da sua cobertura.

Existe momento ideal para a manutenção do telhado?

Sim! E não é quando você pensa!

Muitas pessoas acreditam que o verão é o melhor momento para cuidar da estrutura, já que está mais sol e os dias são mais longos. No entanto, essa não é a ocasião mais recomendada. O ideal é que a manutenção do telhado seja feita no outono ou inverno.

Isso porque, nesses períodos, o clima é mais estável e a incidência de chuvas é menor. Ou seja, nada das fortes chuvas de verão para atrapalhar a manutenção. Ah, e também é melhor garantir que está tudo bem com a cobertura antes que esses temporais cheguem, não é?

Ainda ficou alguma dúvida?

Se você ficou com alguma dúvida sobre a manutenção das suas telhas de concreto, nós estamos à disposição para ajudá-lo! Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em solucionar qualquer questão.

E não se esqueça: para garantir que suas telhas Tégula mantenham seu padrão de excelência e durabilidade, siga nossas dicas e não se esqueça da manutenção!

Até a próxima!





Seja Tettoprime