Guia completo sobre peças e estruturas para telhado

Arquitetura



Um guia com tudo o que você precisa saber sobre o que são e para que servem cada peça da estrutura e dos componentes de um telhado.

Quando as pessoas pensam em construir ou reformar o telhado, automaticamente vem aquela preocupação, afinal estamos falando da cobertura que garante proteção à construção, não é? Essa dor de cabeça costuma ser ainda maior para quem não entende muito de telhados, que acaba se sentindo perdido com os detalhes. Por isso, hoje viemos te explicar quais são os componentes de um telhado e quais as funções de cada um. Vamos lá?

Primeiro, vamos entender o madeiramento

Apoio

  1. Apoio

Também chamado de berço, é a parte que dará apoio ao restante da estrutura do telhado. Assim, é o intermediário entre o madeiramento e o elemento estrutural da casa que suportará a cobertura.

  1. Linha

É composta por uma viga horizontal que dará suporte a toda a tração gerada pelo telhado. Assim, deve ser extremamente resistente e instalada com perfeição.

  1. Pendural

É o elemento localizado bem ao centro da abertura do telhado (chamada de tesoura), que vai desde a superfície da linha (2) até a cumeeira (12). Sua função também é de suporte, resistindo à força exercida pelas diagonais (5).

  1. Empena

Também chamada de perna, refere-se às partes inclinadas da tesoura, definindo a abertura e o caimento do telhado.

  1. Diagonal

Também conhecida como mão francesa, faz a ligação entre a perna e o pendural (3), que por sua vez se liga à linha (2). Sua função é de suportar a compressão da tesoura.

  1. Calço

Sua função é travar as terças (7) entre os caibros (8) e as empenas (4).

  1. Terça

É um elemento estrutural longitudinal, que tem como função unir as tesouras do telhado e receber a carga exercida pelos caibros (8), distribuindo-as para as tesouras.

  1. Caibro

O caibro é responsável por sustentar as ripas (9) e transferir as cargas para as terças (7).

  1. Ripa

A ripa fica sempre perpendicular ao caibro (8), e será utilizada como suporte às telhas. Assim, distribui para os caibros, de maneira uniforme, o peso que a telha exerce sobre a estrutura.

  1. Beiral

É a parte do telhado que ultrapassa o limite da parede. Ele pode ser feito tanto com madeira ou uma pequena laje inclinada de concreto. É utilizado para suportar a calha em telhados que não possuem platibanda.

Agora, vamos às peças complementares e acessórios

  1. Telha

É o elemento principal da cobertura. As telhas são responsáveis por proporcionar estilo e personalidade à construção, além de serem peça-chave para determinar a performance e a durabilidade do telhado.

  1. Cumeeira

É a parte que divide cada uma das águas no topo do telhado. As peças de cumeeira estão disponíveis para todos os perfis, sendo a cumeeira plana diferente da cumeeira para perfis ondulados. O que diferencia a nomenclatura cumeeira e espigão é a utilização da peça: a cumeeira é utilizada na junção de telhados na horizontal nas linhas sem inclinação; já o espigão é utilizado na junção de telhados nas diagonais com inclinação.

  1. Espigão Inicial

Essas peças são utilizadas na ponta da linha do espigão.

  1. Água Furtada

Também chamada de rincão, essa peça facilita o escoamento de água da chuva, reduzindo os riscos de vazamentos e infiltrações. É indicada principalmente para telhados com mais de 27% de inclinação.

  1. Ruflex

Este acessório é uma manta de substituição do rufo metálico para acabamentos em pontos de união de telhas com paredes e outros arremates no telhado. É utilizado para a prevenção de infiltrações em locais difíceis.

  1. Rufo Topo de Parede

Material de alumínio com pintura de alta resistência, utilizado para oferecer proteção a telhados embutidos/platibanda e para muros de divisa.

  1. Pigmento

Pigmento destinado à coloração de argamassa. Atinge a cor perfeita das telhas Tégula, oferecendo um acabamento ainda mais detalhado e completo ao telhado, sem abrir mão da elegância.

  1. Janela para telhados – Domus (4 ou 6 telhas)

Geralmente é utilizada em sótãos habitados ou telhados, tornando o ambiente mais iluminado e arejado. Além disso, pode ser uma maneira eficaz de se acessar a área externa do telhado por meio da laje ou da área interna da casa.

  1. Acessórios para cumeeira

Haste de Cumeeira: utilizada para oferecer suporte para a fixação da ripa sob a cumeeira.

Clipes de Cumeeira: Fixa as cumeeiras e espigões no sistema de cumeeira seca, ou seja, sem argamassa.

  1. Clipes de Fixação

Desenvolvidos especialmente para prender as telhas, garantindo maior proteção contra o efeito do vento no beiral da casa.

  1. Manta térmica - Freshfoil

O Freshfoil é uma manta de alumínio para subcobertura do telhado, que impede a entrada de calor no verão e o retém durante o inverno. Além disso, é excelente para proteção contra goteiras e chuvas com vento.

  1. Manta adesiva – Top Flex e Top Plana

Manta flexível e adesiva utilizada no sistema de fixação seca de cumeeiras e espigões. Elimina o uso de argamassa, evitando vazamentos de água da chuva. Disponível em duas versões: Top Plana para Telha Plana e Top Flex para os demais modelos.

  1. Passarinheira

Acessório que evita a passagem de pequenos animais que costumam se alojar sob as telhas, sem abrir mão da ventilação necessária ao telhado. Pode ser aplicado em todos os tipos de telhas (inclusive cerâmica, fibrocimento etc.), exceto Telha Plana e modelos de telhas que excedam a ondulação de 6,5 cm.

  1. Telha translúcida – Cristal

Proporciona luz natural aos ambientes habitados ou lajes.  Além disso, ao permitir que o sótão seja iluminado durante o dia, evita a proliferação de insetos, cupins e morcegos no telhado.

Mais que um telhado

Agora você já sabe tudo sobre os elementos que compõem o telhado – incluindo sua estrutura, seus acessórios e seus complementos! Esperamos que esse material tenha sido útil para você e te ajude a eliminar a dor de cabeça na hora de construir ou reformar sua cobertura.

Conhece alguém que vai gostar de saber sobre isso? Compartilhe esse conteúdo! E se ainda ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente.

Mais que um telhado. É Tégula.





Seja Tettoprime