Guia de acessórios: Água Furtada

Blog



Entenda o que é, para que serve, qual a aplicação e como instalar o acessório Água Furtada da Tégula.

Embora seja pouco abordado, o uso do acessório Água Furtada nas construções é extremamente relevante, principalmente para aquelas que têm a intenção de reaproveitar água da chuva. Conheça todos os detalhes desse complemento tão importante!

O que é a Água Furtada?

Também chamada de rincão, essa peça é uma chapa de aço galvanizado pré-vincada, que proporciona um acabamento perfeito para o telhado. Ela é indicada principalmente para estruturas com mais de 27% de inclinação.

Quais as especificações da Água Furtada Tégula?

Veja as informações técnicas do acessório com qualidade e durabilidade garantidas pela Tégula:

Largura: 0,50 m
Comprimento: 1,60 m
Espessura: 0,35 mm
Peso: 2,2 kg
Cor: Metalizada galvanizada

Para que serve a Água Furtada?

A principal função desse acessório é facilitar o escoamento de água da chuva, reduzindo os riscos de vazamentos e infiltrações. É uma solução simples, prática e segura para garantir uma proteção mais durável ao telhado.

Onde a Água Furtada deve ser instalada?

Esse complemento deve ser aplicado no vão entre as tesouras do telhado, por onde corre a água da chuva. A ideia é ser o espaço para onde convergem as águas que caem sobre a cobertura, evitando que estas se acumulem nas telhas.

Como instalar a Água Furtada Tégula?

Esse processo é bastante simples, porque as chapas de Água Furtada Tégula já vêm pré-vincadas, evitando erros de mão de obra nesse processo. Para saber como instalar esse acessório, siga o passo a passo a seguir:

  1. Comece pelas ripas

Instale um pedaço de ripa de, aproximadamente, 50 cm entre as ripas existentes na região da Água Furtada.

  1. Faça as dobras

Dobre a Água Furtada nos locais indicados. Comece pelo vinco central do quebra-águas; a seguir, faça a dobra nos vincos laterais.

  1. Aplique o acessório

A Água Furtada deve ser instalada de baixo para cima no telhado.

  1. E quanto à sobreposição?

O mínimo de sobreposição indicado é 10 cm entre as chapas, para evitar vazamentos até em chuvas torrenciais.

  1. Como fixar?

A Água Furtada deve ser instalada com pregos. As cabeças dos pregos, por sua vez, devem ser vedadas com adesivo Veda Rufos e Calhas Tégula.

  1. E o acabamento?

O acabamento pode ser dado com tesoura de cortar chapa. Se preferir, o acessório pode ser instalado sem o vinco de quebra-águas.

 

É só isso?

Sim! É simples, rápido de instalar e seguro para sua construção. Para um telhado ainda mais completo e protegido, confira os demais acessórios que oferecemos. E se tiver alguma dúvida, não se preocupe! Temos um time preparado e à sua disposição para esclarecer qualquer dificuldade. Fale conosco!

Até a próxima!





Seja Tettoprime