Telha de concreto x telha de cerâmica

Arquitetura



Conheça as diferenças para construir o telhado ideal

Um dos principais questionamentos, quando se está construindo ou reformando, é em relação ao telhado. Nesse quesito, é preciso saber quais as diferenças entre telha de concreto x telha de cerâmica. Vamos lá?

Telha de concreto x telha de cerâmica: instalação e manutenção

Tamanho e custo

Em geral, são necessárias:

  • 18 telhas de cerâmica por m²
    No geral, as telhas de cerâmica são mais baratas; no entanto, mais unidades são necessárias para cobrir o telhado.
  • 10,4 telhas de concreto por m²
    As telhas de concreto, por sua vez, costumam ser mais caras; mas são maiores, sendo necessárias em menor quantidade para a obra.

Peso e madeiramento 

Telhas de cerâmica são mais leves, porém absorvem mais água em situações de chuva, necessitando de madeiramento reforçado.
Telhas de concreto, embora sejam mais pesadas do que as de cerâmica, possuem baixíssima absorção de água, dispensando reforço no madeiramento.

Instalação e encaixe 

Telhas de cerâmica são fáceis de instalar devido ao menor peso. No entanto, o encaixe pode ser irregular devido à possível diferença entre as peças, necessitando de remendos para evitar goteiras e infiltração.

Telhas de concreto, ainda que mais pesadas, possuem encaixe perfeito e simples, sendo mais rápidas para a conclusão do telhado.

Manutenção 

Telhas de cerâmica são conhecidas por sua alta durabilidade, mas, por serem mais absorventes e irregulares, podem necessitar de manutenção para corrigir infiltrações e goteiras. Além disso, é necessário fazer limpeza com frequência.

Por serem regulares e terem encaixe perfeito, as telhas de concreto demandam menor manutenção. Alguns modelos de telha possuem camada de cobertura que evita a proliferação de fungos e sujidades, mantendo o telhado limpo por mais tempo.

Telha de concreto x telha de cerâmica: segurança e durabilidade

Resistência a peso e impacto

Telhas de cerâmica são mais finas e leves, podendo suportar até 180 kg. Por esse mesmo motivo, podem se quebrar com mais facilidade no transporte, armazenamento e instalação, o que pode demandar custo extra.

Telhas de concreto são mais espessas; os perfis com ondulação suportam, no mínimo, 240 kg. Por esse motivo, são mais resistentes a impactos, evitando prejuízos de material e gastos desnecessários.

Resistência a intempéries

Telhas de cerâmica absorvem até 18% da água da chuva – tornando-se mais pesadas, além de mais propensas a goteiras e infiltrações. Isso também se dá devido ao encaixe irregular (causado por deformações da cerâmica quando a telha vai para o forno) e à necessidade de remendos que deterioram com o tempo.

Telhas de concreto possuem baixa absorção de água (abaixo de 10%), evitando que o telhado sofra sobrecarga de peso. A água arrastada pelo vento também é bloqueada por câmaras formadas por nervuras na parte superior, oferecendo mais proteção. Além disso, são mais resistentes ao impacto de granizo.

Temperatura

Telhas de cerâmica oferecem isolamento térmico e esquentam menos. Por seu encaixe não ser perfeito, suas frestas deixam a construção mais fresca.

Telhas de concreto possuem baixa condutividade térmica, garantindo excelente conforto térmico. Quando aplicadas com acessórios como FreshFoil e TopFlex, podem ajudar a impedir a saída do calor em dias frios e a entrada do mesmo em dias quentes.

Telha de concreto x telha de cerâmica: qual é a ideal para o projeto?

Quando construir ou reformar, não tenha mais dúvidas entre telha de concreto x telha de cerâmica.

Se você busca um telhado que ofereça segurança, tranquilidade e durabilidade, opte por telhas de concreto. A telha ideal depende do estilo do projeto, mas as telhas de concreto oferecem uma grande variedade de modelos e cores que se encaixam perfeitamente com a casa dos seus sonhos. Além de valorizarem o seu telhado, conferem estilo e qualidade!

Mais que um telhado. É Tégula. 





Seja Tettoprime